Skip to content

Junior Dev Mentorship (JDM)

 A área de tecnologia é incrível, mas como é muito concorrida, é muito difícil ingressar na área sem ajuda. Muitos falam da dificuldade de conseguir a primeira experiência, ter espaço para experimentar e oportunidade para errar. A Rafa Marcolino, idealizadora do projeto, fez transição de carreira e passou por todas essas dificuldades, e foi por isso que criou esse projeto de mentoria. Nas palavras dela, “eu tive muita dificuldade para entrar na área de tecnologia e percebi que, se eu tivesse um direcionamento, teria sido bem mais fácil. Eu queria poder ajudar pessoas do jeito que eu não fui ajudada, uma forma de desenvolver uma comunidade mais empática e acolhedora”.

A mentoria é 100% voluntária e gratuita, todos os que participam como mentores estão aqui com o intuito de ajudar mesmo o pessoal sem pensar em lucro. Queremos criar oportunidades a todos sem visar lucro, pensando que o sucesso de todos é a nossa satisfação!

Para quem é essa mentoria

O foco da mentoria é quem não tem experiência na área (sendo primeiro emprego ou transição de carreira), mas abrimos exceção quando a pessoa tem pouca experiência (menos de 1 ano) e ficou desempregada. Damos a mentoria até a pessoa conseguir emprego na área, então se já estiver empregada na área, não é o foco da mentoria.

Como funciona

Por mais que não seja um emprego, a mentoria é uma chance de ganhar experiência com um time composto de mentores e mentorados, onde fazemos projetos com clientes reais. A mentoria é composta por uma parte de soft skills e uma de hard skills.

Soft skills:
– Análise e melhoria de currículo / linkedin;
– Simulação de entrevista;
– Desenvolvimento de soft skills (trabalho em equipe, comunicação, proatividade, etc.).

Hard skills: 
– Projetos reais de clientes voluntários com toda a equipe (empresa júnior);
– Roadmaps de estudos e projetos para compor portfólio;
– Auxilio em dúvidas técnicas e outras questões

A dedicação média é de 10h por semana, incluindo reuniões, dedicação aos projetos e estudos. Fazemos um contrato de voluntariado com todos os mentores e mentorados, de forma a poder comprovar a experiência aqui conosco. 

Usamos SCRUM para orientar a dinâmica da equipe, por isso, fazemos reuniões diárias para ver o andamento de todos e reuniões esporádicas de alinhamento (planning, review, retro, etc.). 

Dinâmica da mentoria

Dinâmica

A mentoria em si é bem autônoma, onde acompanhamos o processo de estudos e projeto dos mentorados sem muita interferência. Claro que damos apoio em o que estudar, ideias de projetos e tira-dúvidas, mas é algo que vocês têm que correr atrás. 

Cursos e projetos

Todo mês os mentorandos têm que fazer pelo menos um curso ou projeto para mostrar o que fizeram, e algumas vezes eu peço projetos em conjunto entre equipes.

Reunião

Temos uma reunião diária onde falamos o que fizemos, o que vamos fazer e se estamos com algum impedimento, ela ocorre de segunda a sexta à noite. Também fazemos reuniões esporádicas com ritos do SCRUM (planning, review, retro, etc.)

Depoimentos

Anderson Bauermann
Anderson Bauermann
Back-end
Read More
A mentoria com a JDM foi extremamente importante e inclusive foi um diferencial no meu ingresso na área de desenvolvimento. Foi uma troca de experiência que me proporcionou muito aprendizado.
Ranievily Gomes
Ranievily Gomes
Front-end
Read More
Foi excelente, me abriu muitas oportunidades após iniciar na empresa, aprendi a evoluir mais sozinha, e também tive uma excelente mentora na minha época que foi a Rafaela. Valeu muito a pena pra mim.
Ludmila Pinheiro
Ludmila Pinheiro
Mobile
Read More
Gostei bastante da mentoria, consegui colocar em prática a metodologia ágil que as vezes é mais complicado de entender só nos estudos.
João Victor Almeida
João Victor Almeida
Mobile
Read More
Aprendi muito trabalhando em equipe e aperfeiçoando minhas soft-skills para poder passar um feedback construtivo do que eu fiz durante as sprints. Tive a oportunidade de aprender mais sobre determinadas que tinha dificuldade, como o deploy da aplicação.
Rafael Harthopf
Rafael Harthopf
Back-end
Read More
Tive uma experiência bem legal, onde não pude participar 100% do projeto, porém cheguei a conclusão que foi um dos projetos mais completo que comecei a fazer. Foi muito bom, aprendi demais
Previous
Next

Áreas da mentoria

Quer fazer parte de nosso time? Clique na equipe que você quer entrar e preencha o formulário!

Desevolvedor Front-end

Desenvolvedor front-end é o responsável por colocar em prática, através de códigos, o design de um site ou interface.

Desevolvedor Back-end

Desenvolvedor Back-End é responsável pela regra de negócio web e fazer a ponte entre dados do navegador e do banco de dados.

Desevolvedor Mobile

Desenvolvedor mobile é responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Scrum Master (SM)

Scrum Master (SM) é responsável por liderar as equipes na gestão ágil de forma que as equipes alcancem seus objetivos.

Product Manager (PM)

Product manager é responsável pelas etapas de planejamento, desenvolvimento e execução dos produtos de uma empresa.

Quality Assurance (QA) e testes

Analista de QA é reponsável por garantir o funcionamento correto do programa e revisar os pré-requisitos dos softwares.

UI/UX Designer

UI design foca na criação de uma interface amigável, e o UX é voltado para a maneira como o usuário vive o uso de um produto.

UX WRITER

UX writer é responsável por toda a parte textual da aplicação, criando o tom e a voz da escrita que a empresa quer passar para seus clientes.

UX researcher

Um UX Researcher, ou pesquisador de experiência do usuário, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de produtos digitais.

Arquiteto em Cloud e DevOps

Arquiteto em cloud e DevOps é responsável por desenhar sistemas ou ambientes de TI, construir e manter a infraestrutura na nuvem.

Engenheiro de dados

Engenheiro de dados é responsável por criar pipelines de dados, analisar, manter e construir sistemas de armazenamento de dados.

Analista de Cybersecurity

Analista de Cibersecurity é responsável pela segurança da informação e proteção dos sistemas eletrônicos de uma organização.

tech writer

Tech Writer, ou escritor técnico, é alguém que especializa-se em comunicar informações técnicas de forma compreensível.